Bem vindo ao blog do Rancho Folclórico As Nossas Gentes de Sarnadas de Ródão, projecto este que pretende levar o nome do nosso rancho além fronteiras.

Este blog foi criado para que todos possam estar mais e melhor informados sobre o nosso rancho.

Tentamos regularmente informá-lo de tudo o que se vai passando (atividades, saídas, todo o tipo de notícias)...

A Nossa História

Reviver o passado trouxe rancho para o presente..

O primeiro grupo de rancho de Sarnadas de Ródão foi fundado em 1983, por iniciativa de um grupo de freiras que residiam na altura na aldeia, anos mais tarde o grupo passou a ser dirigido pelas "Fernandas", duas cunhadas cujo nome de ambas é Fernanda, este grupo era parte integrante da ADRACS.
Durante os anos em que esteve em atividade levou o bom nome da nossa aldeia de norte a sul de Portugal. Os trajes eram todos baseados no traje que os nossos antepassados usavam para irem aos bailes, começavam a usar este traje no dia 20 de Janeiro por ser o dia de S.Sebastião o nosso padroeiro, depois usavam todos os domingos que se seguiam até ao dia de Carnaval. Este grupo acabou por se desintegrar, os membros mais jovens foram casando, outros acabaram por sair da aldeia. Desta forma não ouve como dar continuidade ao grupo...
Passados muitos anos o rancho voltou a ter atividade no ano passado (2011) inicialmente a ideia foi apenas reunir os antigos membros do rancho para uma única atuação na festa em honra do nosso padroeiro S.Sebastião, para reviver o passado. Esta atuação foi muito bem sucedida e recebida por parte da população, que incentivou-nos a dar continuidade ao rancho com este novo grupo, grupo este do qual não fazem parte só antigos membros mas também novos membros, tais como alguns jovens.
Os nossos trajes inicialmente foram os mesmos usados pelo antigo rancho, mas atualmente um rancho folclórico deve seguir certos requisitos de acordo com o que foi outrora a cultura etnográfica da nossa terra e das nossas gentes. Desta forma decidimos fazer uma recolha etnográfica pela nossa freguesia, remeteu-nos a um exaustivo trabalho, contando para isso com a colaboração das pessoas idosas da nossa terra que demonstraram boa vontade de nos ajudar e uma memória fresca e viva.
Recolhemos músicas e danças que alegraram convívios e bailaricos de outros tempos, trajes, usos e costumes que marcaram a nossa cultura. Neste momento estamos a proceder á criação dos novos trajes baseados na recolha etnográfica que se fez pela freguesia, de forma a que os nossos trajes sejam o mais originais e fidedignos possíveis.
A nossa aldeia têm carateristicas de vida serrana, dada a nossa situação geográfica, o que dá ás nossas danças uma mistura dos ritmos vivos da beira serra e das danças mais serranas, como também danças de outros ritmos mais vivos que derivam da influência sofrida na população de outrora por causa das migrações de trabalho para a zona do Ribatejo e Alentejo. Esta influência enriqueceu o património etnológico de uma e outra região, originando um folclore vivo e variado em ritmos e melodias.


Primeiro grupo do rancho de Sarnadas de Ródão, foto com mais de 20 anos.























Sem comentários:

Enviar um comentário